A Coliseu Micaelense passa a integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), sendo a única casa de espetáculos da Região Autónoma dos Açores credenciada pela Direção-Geral das Artes, do Ministério da Cultura.
Uma distinção que permitirá o acesso a fundos públicos para apoio à programação cultural plurianual do Coliseu Micaelense nos próximos 4 anos e, por sua vez, contribuirá para a sustentabilidade financeira dos equipamentos culturais abrangidos, com efeitos ao nível da dinamização e promoção cultural.
Como refere o despacho da Ministra da Cultura, datado de 9 de setembro de 2021, a RTCP é “um instrumento estratégico fundamental para o combate às assimetrias regionais e para o fomento de coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal, assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e as entidades independentes”.
No mesmo documento, a DGArtes manifesta o seu apreço pela credenciação do Coliseu Micaelense neste “importante e decisivo momento de concretização de uma política pública no domínio da cultura e das artes, que se pretende que tenha um impacto estruturante em todo o território nacional”.